Hipertexto: termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Devido aos processos evolutivos da tecnologia, concentrado neste caso, no uso do computador, este deixa de ser um centralizador de atividades e passa a ser a interatividade, oferecendo aos usuários, várias interfaces. O termo interatividade está associado aos sistemas de informática por fazer um ponto de ligação entre leitura e escrita. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O hipertexto surgiu com o propósito de tornar o computador mais interativo. Entretanto, ele não precisa ser totalmente interativo, seu objetivo ultrapassa esta barreira, fazendo com que o mesmo se torne mecanismo de busca, portanto explorativo.
A verdade neste conceito associa-se ao fato de que ao navegar pela internet, encontramos endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, ocasionando o chamado efeito hipertextual. Tudo isso permite ao usuário tomar a decisão de sua navegação, seguindo sua viagem de acordo com o seu tempo, pelo espaço desejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário